Parque das Termas do Gerês
Norte | Terras de Bouro
Parque das Termas do Gerês
Parque com perto de 10 ha murado e atravessado pelo rio Gerês, junto às Termas do Gerês e respetivos hotéis, numa configuração longitudinal, em vale, por onde surgem cascatas naturais que se precipitam para o rio.
As primeiras referências ao uso termal remontam à época romana, onde foram encontradas moedas junto às nascentes. Mas é no reinado de D. João V que se construíram os primeiros edifícios para banhos, constituídos por tanques de granito abrigados, chamados de “poços”. Em 1888 a estância termal foi visitada pela família real, o rei D. Luís, a rainha D. Maria Pia e o então Príncipe Real D. Carlos e a D. Amélia. No entanto, só em 1897, foi iniciada a construção do estabelecimento termal.
O parque data também dessa altura, finais do séc. XIX, inícios do séc. XX, A entrada faz-se por portão voltado à estância termal, possuindo dois percursos, um de cada lado do rio, ligados nos extremos por pontes. Os percursos são ladeados por frondosas espécies de plátanos, tílias, carvalhos americanos, cedros, falsos plátanos, castanheiros, ciprestes de Lawson, faias rubras, pseudotsugas, abetos, sequoias e camélias. Pontuam zonas de merendas com bancos e mesas de pedra. Na margem direita existe um local para desportos radicais. Ao fundo do parque surge lago com ilha, ponte e gruta com estruturas de pedra e betão naturalizado. Atrás encontra-se um court de ténis e as piscinas. Na margem direita existem diversas zonas de merendas.
Inventário: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.
Parque das Termas do Gerês
(Consultada em maio de 2018)
http://www.aguasdogeres.pt