Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos

Norte | Penafiel

Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos

Santuário no alto do monte conhecido como Sameiro, antigamente chamado de São Bartolomeu, voltado à cidade de Penafiel, com parque oficialmente designado por “Parque Zeferino de Oliveira” na encosta. A história do local começa em 1885, altura em que as capelas de Nossa Senhora da Piedade e dos Santos Passos foram destruídas para construir a Praça do Mercado, cedendo a autarquia em 1882 os terrenos públicos do Monte de São Bartolomeu para construção das capelas. As irmandades fundiram-se e o presidente da Câmara solicitou ao Eng. Pereira Leite o projeto para o Santuário, começado em 1880, cujo grande benemérito foi o autarca Manuel Pedro Guedes, da Quinta da Aveleda. Em 1895 é terminado. Do final do século XIX, início do século XX data também o frondoso parque que o envolve com espécies de abetos, ciprestes de Lawson, plátanos, faias rubras, loureiros, freixos, sobreiros, carvalhos americanos, cedro do Atlas. Caminhos serpenteantes sempre pontuados por bancos e estruturas em betão naturalizado imitando madeira, como guardas, pontes, casa de fresco e coreto.

No início dos anos 20 do século XX, começou-se a desbravar a nascente que alimentava o parque, e foi construído um lago, desenhado pela Companhia Hortícola Portuense e vários bancos rústicos escavados nas rochas. É por esta altura que também foram plantadas várias espécies no parque, nomeadamente carvalhos e plátanos. O rico empresário “brasileiro” Zeferino de Oliveira foi nesta época o verdadeiro benemérito responsável pelo financiamento para terminar as obras do parque e da igreja.

Durante alguns anos o parque ficou ao abandono, assumindo a Câmara Municipal as obras necessárias para o reabilitar em 1935 segundo a orientação do Engenheiro Major Pedro Pezarat. A igreja apresenta escadório em leque com as ditas guardas em betão naturalizado. Existe no parque um busto com plinto arte nova de 1934 do benemérito de Zeferino de Oliveira.

Inventário: Joaquim Gonçalves – maio de 2019.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos

(Consultada em maio de 2018)
GIL, Júlio ; CALVET, Nuno – Nossa Senhora de Portugal: Santuários Marianos. 1ª ed. Lisboa : Intermezzo, 2003. p. 370.
GUIA de Portugal: Entre Douro e Minho. I - Douro Litoral [S.l.] : Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. Vol. 4. p. 559.
MENDES, J.J. - Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos: Confraria de Nossa Senhora da Piedade e dos -Santos Passos de Penafiel. Penafiel, 2015.
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=22834
http://www.cm-penafiel.pt/pt-pt/visitar-penafiel/a-visitar/jardins-romanticos.aspx.

Av. Zeferino de Oliveira 239