Santuário de Nossa Senhora do Sameiro

Norte | Braga

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro

A cerca de 10 km do centro de Braga, acede-se ao Santuário do Sameiro, a partir da Estrada do Bom Jesus do Monte ou pela Estrada da Falperra. É hoje reconhecido como um dos principais santuários marianos de Portugal. A Avenida do Santuário circunda todo o recinto que é amplamente arborizado. Encontra-se a uma altitude de 566 metros e tem como elemento principal a igreja com as suas torres e zimbório que se avista a grandes distâncias. Por sua vez, do Sameiro avista-se as serras do Gerês, da Cabreira, da Penha e da Franqueira e, em dias com maior visibilidade, é possível ver o mar.

A construção do Sameiro é um processo de várias décadas. A fundação deste santuário deve-se ao Padre Martinho António Pereira da Silva, presbítero da arquidiocese de Braga, que, a partir da década de 1860, dinamizou aqui o culto mariano. Em maio de 1862 formou-se a comissão para a construção de um monumento em honra da Imaculada Conceição de Maria no Monte Sameiro.  A primeira pedra para esse monumento foi lançada em 14 de Junho de 1863 que foi inaugurado em 1869.  A 9 de janeiro de 1883, a imagem foi destruída e substituída em 1885. Para a construção do primeiro local de culto foi lançada a primeira pedra em 31 de agosto de 1873, uma pequena capela comemorativa do I Concilio do Vaticano. Entretanto, em 1877, foi criada a Confraria da Imaculada Conceição do Monte Sameiro, e a bênção da primeira pedra da atual igreja aconteceu a 31 de agosto de 1890 sendo que a cúpula só foi iniciada em 1936. O projeto da igreja é de Joaquim Augusto Correia Guimarães. A igreja foi designada Basílica a partir de 1964 pelo papa Paulo VI.

Todo o espaço está organizado em função da igreja com a sua fachada principal virada a poente sobre a cidade de Braga, tendo numa plataforma inferior a cripta, inaugurada em 1979, a que se segue um escadório monumental encimado pelos monumentos do Sagrado Coração de Jesus e da Nossa Senhora da Conceição do Sameiro, inaugurados me 1950. A envolvente imediata da igreja oferece vários adros e edifícios como a casa das Estampas construída em 1926, a Reitoria e um restaurante e, no entorno destes estão instalados parques de merendas e parques de estacionamento e ainda o Centro Apostólico do Sameiro / Hotel João Paulo II.

As plantações no monte do Sameiro iniciaram-se em 1926 e hoje o santuário possui uma den  sa mancha arborizada que dispõe de três parques de merendas, junto a um grande lago, junto do cruzeiro inaugurado em 1953 que remata a comprida avenida de Nossa Senhora do Sameiro, e outro a poente desta avenida. Próximo da igreja, encontra-se o Horto das Oliveiras com a capela do Santíssimo, e a norte da igreja correm duas alamedas que partem da Estátua do papa Pio IX. A avenida do Rosário, com painéis com azulejos alusivos aos mistérios e a outra avenida com a gruta de Nossa Senhora de Lurdes.

São várias as festas e peregrinações anuais ao Sameiro como a peregrinação arquidiocesana ao Sameiro no primeiro domingo de junho, em agosto e no dia 8 de dezembro. No entanto, a visita mais memorável foi a do papa João Paulo II, em 1982. Em 2004, na comemoração do 150º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, o papa distinguiu o santuário com a Rosa de Ouro.

Inventário: Teresa Andresen - março de 2020.  

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro

ABREU, Paulo (2020). Nossa Senhora do Sameiro. História/guia. Braga : Posto turismo- Sameiro /Confraria de Nossa Senhora do Sameiro

https://santuariodosameiro.pt

www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=9583

Av. Nossa Sra. do Sameiro 44