Mata Nacional dos 7 Montes / Cerca do Convento de Cristo

Lisboa | Tomar

Mata Nacional dos 7 Montes / Cerca do Convento de Cristo

Tomar é uma cidade fundada pelos Templários. A Ordem dos Templários foi criada após a conquista cristã de Jerusalém em 1099. D. Afonso Henriques doa-lhes o Castelo de Ceras em 1159 e, no ano seguinte D. Gualdim Pais iniciou a construção do castelo que era constituído por uma cintura de muralhas que rodeavam o cabeço dentro da qual se encontrava a alcáçova, a almedina e o pátio de armas. Em 1319 D Diniz criou a Ordem de Cristo que foi herdeira das propriedades e privilégios dos Templários e que instalaram a sua sede em Tomar, em 1357, Em 1420, o Infante D Henrique passou a residir aqui e a administrar a Ordem de Cristo e com as suas rendas financia os descobrimentos. D. Manuel I reformou a Ordem e D. João III construiu o convento novo. O aqueduto com uma extensão de cerca de 6km foi construído já no tempo de Filipe I, no final do século XVI, para abastecimento do convento e segundo projeto de Filipe Terzi (1520 - 1597).

A Mata dos Sete Montes corresponde integralmente à cerca conventual. A cerca conventual surgiu precisamente com D. João III que impôs o regime de clausura. Assim associado ao castelo foi sendo edificado um vasto complexo monacal composto pela igreja, dependências conventuais e uma sucessão de claustros, com uma vasta cerca com 39 ha, ao longo do vale da Riba Fria. Depois da extinção das Ordens Religiosas, as propriedades da Ordem de Cristo foram vendidas em hasta pública. A cerca foi adquirida em 1838 por António Costa Cabral e, em 1936, o 3º Conde de Tomar, seu neto, colocou o convento e a cerca à venda. O Estado adquiriu-os em 1938 e transformou a cerca em parque florestal até que, em 1986, foi integrada no Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza, passando então a ser designada como Mata dos Sete Montes. 

A sua atual entrada faz-se próximo do centro da cidade, na cota baixa, através de um portal que dá acesso direto a uma ampla zona longitudinal ajardinada, envolta por encostas arborizadas onde predominam cedros, ciprestes, medronheiros, aceres, robínias, freixos, etc. No tempo dos frades, este era o espaço de hortas beneficiando dos solos frescos e do abastecimento de água a partir do aqueduto e na encosta virada a sul existia um olival e na virada a norte uma mata. O atual jardim fica sobre um eixo que leva ao ponto mais alto da cerca onde se encontra um tanque denominado o Tanque da Cadeira d’ El-Rei que foi alimentado pelo aqueduto de Pegões. Próximo deste tanque encontra-se uma nascente do ribeiro da Riba Fria que alimenta um tanque circular que tem no seu centro a chamada Charolinha e que vem a ser uma magnífica casa de fresco de construção circular e acessível por uma pequena ponte. As águas drenam para outros tanques em cotas inferiores e a meio da encosta, o Tanque Grande que recebia as águas do ribeiro e da Charolinha para rega das hortas e ainda alimentava o Tanque Pequeno. Existe ainda a chamada Fonte da Gruta em posição um pouco mais elevada em relação ao longo vale ajardinado.

Por vontade da edilidade tomarense, em 1938, a Cerca ... foi transformada em parque Florestal e Jardim Municipal. Para o efeito o Governo encarregou os Serviços Florestais de Sintra de delinear e planta a Mata, bem como o Jardim Municipal que veio a ocupar grande parte do Vale da Riba Fria. Com a intervenção destes Serviços foram abertos novos caminhos no interior da Mata e plantadas numerosas árvores por entre o olival ..., sobretudo pinheiros (Pinus sp.) e coníferas (Cedrus sp e Cupresssus sp). ...Os valados e as suas hortas desapareceram dando lugar ao jardim Municipal bem definido por canteiros de buxo de traçado geométrico, simples e regulares dispostos simetricamente entre si, ladeado por fileiras de ulmeiros, freixos, cedros, e ciprestes prolongando-se por dois patamares superiores ... O último patamar é composto por um povoamento de freixos que lhe dá o nome (Terraço dos Freixos) ... Ao longo do prolongamento do vale 8Chã) foram plantados aceres e freixos, formando a actual Alameda dos Freixos.” (Pouseiro, s/d). Existem locais de merenda e a mata foi equipada com circuitos de manutenção e um centro de interpretação inaugurado em 2012.

 

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Classificado como MN - Monumento Nacional

Inscrito na Lista da UNESCO

Inventário: Teresa Andresen - junho de 2021.

 

inserido na ROTA DO TEJO

Mata Nacional dos 7 Montes / Cerca do Convento de Cristo

Avenida Dr. Vieira Guimarães 1