Santuário de São Salvador do Mundo
Norte | São João da Pesqueira
Santuário de São Salvador do Mundo
O Santuário de São Salvador do Mundo encontra-se a cerca de 5 km de São João da Pesqueira, no Monte do Ermo, sobranceiro ao rio Douro no local do cachão da Valeira. O santuário é constituído por nove capelas com figuras de tamanho natural no seu interior que representam os passos da Paixão de Cristo e distribuem-se desde a base até ao topo do monte, a 502m de altitude, e estão ligadas por um íngreme caminho intercalado por toscos lanços de escada. Do alto tem-se uma vastíssima panorâmica sobre o Douro. O monte está coberto por sobreiros, medronheiros, loureiros, carrascos que emergem de grandes rochedos graníticos.
É sabido que a ocupação do monte é muito antiga e tem sido alvo de prospeções arqueológicas que datam a ocupação do monte desde finais do século IV ac. São conhecidas as ocupações romanas e medievais no lugar até que se conhecem registos relativos ao eremita Gaspar da Piedade (m. 1626) que, depois de uma viagem a lugares sagrados em Roma e na Palestina em que escapou milagrosamente de um naufrágio, tornou-se eremita numa pequena gruta que deu origem à construção da capela principal. Em 1725, o poder espiritual da capela foi doado aos frades do Convento de São Francisco, de São João da Pesqueira iniciando-se então a construção das capelas. Nos finais do século XVIII, reinava D Maria I e deu-se a inauguração da obra do Cachão da Valeira em 1792, uma obra entregue ao Padre António Camelo e ao engenheiro hidráulico José Maria Yola. Neste local, em 1976, foi inaugurada a barragem da Valeira.
Na meia encosta encontra-se a capela principal e de construção mais antiga rodeada por quartel de peregrinos e casa de ermitão, distribuídos por socalcos sustentados por muros. O acesso ao santuário é antecedido de amplo espaço, intervenção recente. Na base do santuário, encontra-se a capela de Cristo no Horto com o adro pavimentado a xisto e granito, delimitado por muro de cantaria, e antecedido por um cruzeiro. A seguir vem a capela da Traição de Judas, em adro de terra batida, delimitado por muro de xisto. Segue-se a capela do “Ecce Homo” em pequeno adro de terra batida, delimitado por muro de granito, a que se acede, junto a uma fonte, por escada. Segue-se a capela de Cristo no Caminho do Calvário que antecede a capela principal, a 5ª capela, dedicada ao calvário. Novas escadas entre fraguedos, levam-nos às capelas do Senhor Morto, do Senhor Ressuscitado e finalmente a capela de Nossa Senhora da Graça, bem no topo do monte Ermo. Próximo, existe ainda a capela de Nossa Senhora da Penha junto à cova do eremita. A grande romaria festeja-se no dia de Corpo de Deus.
ZEP do Alto Douro Vinhateiro, inscrição na lista do Património Mundial (UNESCO), bem nº 1046, 2001
Inventário: Teresa Andresen - janeiro 2020
inserido na ROTA DO DOURO
Santuário de São Salvador do Mundo
(consultada em janeiro 2020)
ARAÚJO, Ilídio, 1962 - Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal. Lisboa: Ministério das Obras Públicas.
GUIA de Portugal: Trás os Montes e Alto Douro, Lamego, Bragança e Miranda. Fundação Calouste Gulbenkian, 1995. Vol. V-Tomo II
GUIMARÃES, J. A. Gonçalves, 2007 - São Salvador do Mundo - Santuário Duriense. São João da Pesqueira: Câmara Municipal de São João da Pesqueira.
http://www.monumentos.gov.pt/site/app_pagesuser/SIPA.aspx?id=13335