Miradouro de Santa Catarina

Lisboa | Lisboa

Miradouro de Santa Catarina

Com localização privilegiada entre o Chiado e o Bairro Alto, o miradouro de Santa Catarina fica muito alto, mas muito próximo do Tejo e cai a pique sobre os telhados das casas oferecendo uma vista sobre a extensão verde azul do rio e a margem Sul até à Arrábida. A ele se chega através da Rua Marechal Saldanha depois de uma subida no tradicional ascensor da bica ou no elétrico 28 que sobe até ao Chiado.

A sua história escrita começa no ano de 1923, quando se faz uma referência ao miradouro numa imagem em tela não assinada. Em 1927 é inaugura a escultura do Adamastor, da autoria de Júlio Vaz Júnior, relembrando a grande conquista dos mares pelo portugueses e a chegada da caravela vencedora de Gil Eanes, que em 1433 atravessou o Cabo Bojador até então intransponível, abrindo a rota para o Oriente. Em 2013 o miradouro reabre ao público depois de uma requalificação urbana ao Alto de Santa Catarina feita pela equipa da PROAP para a Câmara Municipal de Lisboa.

O miradouro é constituído por uma praceta na sua maioria pavimentada, onde a estátua do Adamastor ocupa uma posição dominante, inserido num relvado verde acentuado pela modelação de terreno. Do plano pavimentado junto à guarda metálica do miradouro sobressaem blocos de pedra que se elevam e diferenciam em bancos e contenções do talude do relvado do Adamastor. Celtis astraulis e Jacarandás (Jacaranda mimosifolia) criam uma sombra confortável que precisamos para apreciar o Tejo, sentados nas mesas do quiosque ou nos bancos. Mesmo à noite, muitos são os jovens que descendo do bairro alto aqui vêm apreciar a vista e conviver.

Texto de Inventário: Luísa Correia – 2015.

Adaptação: Guida Carvalho – 2020.

Revisão: Cristina Castel-Branco – 2020.

inserido na ROTA DA GRANDE LISBOA

Miradouro de Santa Catarina

(Consultada em 2015 e setembro de 2019)
CASTEL-BRANCO, Cristina. Jardins de Portugal – Lisboa: CTT Correios de Portugal, 2014. pp.130-135.
CASTEL-BRANCO, Cristina – Lisbone en ses Jardins: Je jardin à la portugaise. In OLIVEIRA, Luisa Braz de Oliveira. Lisbonne: Historie, Promenades, Anthologie & dictionnaire. Paris: Éditions Robert Laffont, 2013. p. 411-430.
GUIA de Portugal: Generalidades Lisboa e Arredeores I - Lisboa [S.l.]: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979. Vol. 1. p. 357.
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=27046
http://www.proap.pt/pt-pt/projecto/miradouro-de-santa-catarina/

Alto de Santa Catarina