Monte de São Brás

Norte | Matosinhos

Monte de São Brás

O Monte de São Brás localiza-se na margem direita do rio Leça, sobre um afloramento granítico, em Santa Cruz do Bispo, ocupando uma área com cerca de 2 hectares.

Outrora pertencente à antiga Quinta de Santa Cruz do Bispo, o monte integra no seu perímetro a Capela de São Sebastião, edificada no século XVI, e a Capela de São Brás, igualmente datada do século XVI e reconstruída em 1880 por António Francisco Pereira e sua esposa, a Viscondessa de Santa Cruz do Bispo. Em 1888, são feitas alterações à Capela de São Brás, incluindo o alargamento do seu adro, a construção da escadaria e a edificação da casa da Irmandade de Nossa Senhora de Livramento e de pequenas habitações anexas. Em 1935, é colocada no cimo do monte uma escultura de linhas arcaicas e robustas em granito, designada “Homem da Maça e seu bicho”, cuja data de execução se desconhece.

O acesso ao local é feito pela rua de São Brás, paralela ao muro da Quinta de Santa Cruz do Bispo e sob a copa de frondoso alinhamento de plátanos. Subindo a ampla escadaria chega-se ao adro em terra batida da Capela de São Brás, com bancos e mesas e densamente arborizado, nomeadamente com sobreiros, plátanos, pinheiros, tílias, liquidâmbares e cedros, alguns de grande porte.

Para sul da capela, através de uma ponte que se lança sobre a rua de São Brás, chega-se à Capela de São Sebastião. De um miradouro implantado atrás da capela, alcança-se uma vista privilegiada sobre o vale do rio Leça e os campos agrícolas da Quinta de Santa Cruz do Bispo. A partir da Capela de São Brás, e através de um caminho rampeado e escadaria, acede-se ao cimo do monte onde, para além de um pequeno parque de merendas, se encontra a estátua de granito do Homem da Maça; uma representação de um antigo guerreiro, eventualmente lusitano, ou ainda de Hércules ou do seu filho Amato, e acompanhada por um animal, possivelmente um leão.

Por detrás do Homem da Maça assoma-se um imponente aglomerado de blocos graníticos, no topo do qual se encontra um cruzeiro. A cerca de 70 metros de altitude, o cimo do Monte de São Brás constitui-se como um miradouro de onde se obtém uma vasta panorâmica para poente, desde a Quinta de Santa Cruz do Bispo até ao oceano Atlântico.

Inventário: Matilde Cerqueira Gomes, João Almeida e Teresa Portela Marques – abril de 2020.

inserido na ROTA DO GRANDE PORTO

Monte de São Brás

(Consultada em abril de 2020)
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=14103
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=14118
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4957
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72798
http://maquina1.portodigital.pt/sitios-amp/sitio/73
https://www.cm-matosinhos.pt/pages/1307

Rua São Brás, Santa Cruz do Bispo